Principais doenças no cultivo do eucalipto

A partir do início do século XX, cresceu o seu plantio no Brasil, sendo utilizado muito nas ferrovias, como dormentes e lenha para as locomotivas chamadas de “Maria-fumaça”. Depois, como poste para eletrificação das linhas. As siderúrgicas mineiras aproveitavam a madeira também para a produção do carvão vegetal, muito útil no processo de fabricação de ferro-gusa. A partir daí, novas aplicações foram desenvolvidas, com o aproveitamento total do eucalipto, como óleos de produtos de limpeza, perfumes, remédios, dentre outros.

O eucalipto possui, atualmente, 600 a 700 espécies já identificadas. Cada uma com sua peculiaridade e exigência no que diz respeito ao tipo e fertilidade de solo para ser cultivado. Possui tolerância a geadas e a seca, possibilitando seu plantio em mais de 100 países, todos com importância econômica.

A maioria possui folhagem forte, persistente, ainda que algumas percam suas folhagens na época de seca. As folhas do Eucalipto são cobertas de glândulas que emitem óleo. 

Assim como outras plantas e arvores, as doenças tem sido um problema para o êxito do cultivo do eucalipto. Uma delas é a Ferrugem, causada por um fungo. O controle por fungicidas não tem sido eficaz nem economicamente viável. Por isso, a melhor forma de controle tem sido a seleção de materiais genéticos resistentes.

 O Cancro tem sido também outra doença importante, causada também por fungo e que afetou, gravemente, a cultura do eucalipto no Brasil na década de 70. Trata-se de uma doença de ampla distribuição geográfica, ocorrendo em regiões tropicais do continente americano.

Conhecer profundamente, portanto, os tipos de doenças no cultivo do eucalipto, bem como seus processos de cura, tem sido fundamental para profissionais que almejam sucesso na área.

 

Veja formas de combate á essas doenças e os métodos de prevenção e cultivo do Eucalipto. Clique aqui.

Fonte: Canal Rural

Carvão Vegetal

Destaque

Doenças e Pragas

Meio Ambiente e Regulamentos

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.