Aumente o seu conhecimento no Mundo Florestal

Junte-se à milhares de especialistas e conhecedores nas áreas de Floresta e Meio Ambiente.

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Aprenda a Evitar as Doenças na Cultura do Eucalipto

Ferrugem - Puccinia psidii: A ferrugem vem causando muitos problemas em plantios de eucaliptos jovens, viveiros e jardins clonais. Temperatura e umidade são alguns exemplos determinantes para ocorrência da doença. Em viveiros ela é mais fácil de ser controlada, com o uso de fungicidas. No campo não é economicamente viável. A melhor forma de controle, portanto, é a seleção de materiais genéticos resistentes.

Cancro: Esta é, sem dúvida, uma das doenças de maior incidência no campo, causado por várias espécies de fungos. O cancro de Cryphonectria cubensis, por exemplo, foi considerado como a principal doença que afetou este tipo de cultura na década de 70, no Brasil. O controle mais recomendado para o cancro é a utilização de espécies de procedências, progênies ou clones mais resistentes a estes males.

Oídio ou Oidium sp: É o nome do patógeno causador desta doença. Esse fungo ataca várias espécies em condições de viveiro, casa de vegetação e campo. A espécie mais comum a essa doença é o Eucalyptus citriodora.  No campo, a doença tende a desaparecer com o desenvolvimento da planta, através da troca da folhagem juvenil pela adulta.

Mofo Cinzento: Causada pelo patógeno Botrytis cinerea, esta doença é comumente encontrada em canteiros com alta densidade de mudas (700 mudas/m2), sob condições de alta umidade (acima de 70%) e temperaturas amenas (outono e inverno). Embora menos frequente, essa doença tem surgido nas condições de minijardim clonal. Esse patógeno vive saprofitamente no solo e sua disseminação se dá principalmente pelo vento.

Manchas Foliares de Cylindrocladium: Os fungos Cylindrocladium candelabrum, C. ilicicola, C. parasiticum, C. pteridis e C. quinqueseptatum são os causadores desta doença, muito comum em viveiros de mudas e em plantações de eucalipto, porém os danos não são tão consideráveis.

 

Há várias técnicas eficazes de combate a esses tipos de doenças. Saiba mais.

Fonte: Ebah

Doenças e Pragas

Viveiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2019 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.