Conheça Algumas Madeiras Nobres Brasileiras

A Catuaba tem o nome científico de Thyrsodium schomburkianum. É uma árvore de bastante vigor, produz flores amareladas e cor-de-laranja além de pequenos frutos não comestíveis. Muito tradicional no norte do Brasil, em especial na Amazônia. Existem algumas teorias que apontam seu uso medicinal como afrodisíaco. Seu uso é muito comum na construção civil, marcenaria de qualidade, dentre outros.

O Angelim Amargoso de nome científico Vatairea spp. Possui cor marron-oliva. São muito utilizadas na construção civil, ou em chapas, assoalhos, marcenaria, etc.


O Angelim Pedra tem o nome científico de Hymenolobium spp. Possui características marrons e amarelas e possui grande procura na construção civil, além servir para a produção de móveis etc.

O Angelim Vermelho, a Dinizia Excelsa, possui coloração marron-avermelhada. Tem cheiro desagradável, em seu estado bruto, e é muito usada na construção civil para a produção de vigas, tábuas para assoalho, postes etc. A arvore sé usada também para a decoração, ou utilizada em praças e jardins planejados.

 O Jatobá, ou Hymenaea courbaril, é encontrado nas margens dos rios e capoeiras velhas do estados do Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, etc. É um tipo de madeira muito pesada, e possui cerne castanho-avermelhado. Bastante utilizada na construção civil, em implementos agrícolas, carroceria de caminhão, artesanato etc.

 

 A maioria das madeiras é utilizada para construções civis, o eucalipto, por exemplo, é uma madeira bem procurada. Saiba mais.

Fonte: Euro

Madeiras Nobres

Notícias

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.