A Arborização Urbana

A arborização urbana está intrinsecamente ligada à qualidade de vida em nossas cidades. Plantar arvores em praças, parques, calçadas e alamedas constituiu uma necessidade da população e um dos aspectos essenciais da gestão pública.

Além do aspecto paisagístico, a arborização urbana pode englobar áreas públicas e privadas, além de colaborar na garantia da proteção contra ventos, sombreamento, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e diminuição de ilhas de calor etc. Enfim, estes são apenas alguns exemplos de benefícios de uma área verde.

É importante que a arborização urbana, no entanto, obedeça a projetos que levem em conta aspectos importantes e que irão garantir segurança e mobilidade dos usuários.

Algumas questões precisam, portanto, ser levadas em consideração, como o porte adequado de mudas a serem plantadas, fiações elétricas, postes de iluminação, muros etc. Por isso é muito importante um planejamento antes de qualquer cultivo, e, sobretudo, a consulta aos órgãos ambientais, que poderá orientá-lo quanto às espécies mais adequadas, os cuidados e a importância de se consultar outros órgãos públicos.

Há ainda toda uma legislação sobre o tema e que pode variar de cidade para cidade, como o tamanho das árvores e o cálculo dos espaços onde elas estarão inseridas.

 

Para a arborização a todo um método envolvido, seja a cidade, local, população, finalidades, entre outros. Veja técnicas de plantação. Clique aqui.

Fonte: Última Arca de Noé

Artigos

Meio Ambiente e Regulamentos

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.