Vantagens do Eucalipto Clonado

O eucalipto é uma das árvores mais populares do planeta. Sua plantação é mais comum em lugares de climas frios, mas pode ser encontrada até mesmo em regiões mais quentes pela tamanha facilidade de sua adaptação.  Sua madeira, uma das melhores do mercado, resulta em uma variedade de produtos, como móveis, casas, papel etc.

A tecnologia aplicada no cultivo desta árvore, portanto, tem crescido. Um exemplo é a clonagem, que oferece vantagens expressivas.

Uma árvore desta espécie, de sementes tradicionais, por exemplo, pode levar aproximadamente cinco anos para se chegar aos 25 metros. Por outro lado, uma arvore cuja origem é de mudas de eucalipto clonado, leva em torno de apenas três anos e meio para se atingir o mesmo tamanho.

A diferença se deve ao fato de que na clonagem, a origem da árvore é de uma amostra única, padrão, vinda de uma espécie de qualidade, que dá origem a outras espécies.  Este tipo de cultivo torna ainda mais homogênea à floresta, diminuindo a irregularidade das árvores.

Outra vantagem do eucalipto clonado é a possibilidade de cruzamentos de diferentes espécies, para se chegar a uma nova espécie com características específicas. Em outras palavras, pode-se, por exemplo, misturar uma mais resistente com uma de crescimento rápido, e fazer destas duas uma nova espécie perfeita.  

 

O mercado de clonagem vem crescendo e em conjunto á ele as técnicas e tecnologias aplicadas. Saiba mais.

Fonte: Viveiro Ambiental

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.