Atribuições e Importância do Engenheiro Florestal

Analisar as condições dos ecossistemas, planejar a exploração sustentável dos recursos naturais, produzir relatórios de impacto ambiental, dentre outros. Essas são apenas algumas atribuições do Engenheiro Florestal, profissional cada vez mais solicitado no mercado.

Ele necessita ainda conhecimento acerca da classificação das espécies vegetais e ter a capacidade de realizar estudos que proporcionem a melhoria da qualidade de vida dessas espécies, além da adaptação delas a diferente meios.

O profissional desta área tem ainda a grande função de atuar em prol da recuperação de regiões degradadas, promover a arborização de cidades além do planejamento e o gerenciamento de projetos de parques ambientais, reservas biológicas ou naturais.

Dentre as opções no mercado de trabalho, o engenheiro florestal pode atuar em fábricas de papel, madeireiras ou indústrias de carvão vegetal, planejando a área a ser desmatada, fiscalizando o processo de extração das árvores e viabilizar projetos de reflorestamento.

E primordial que o engenheiro possua uma bagagem ampliada de conhecimento e possua o domínio da física, biologia e química, além de conceitos de geologia, desenho e políticas florestais, bem como o reconhecimento de diferentes tipos de madeiras e das espécies vegetais, solos, clima e nutrientes necessidades de cada planta.

O bom profissional precisa ter uma aguçada capacidade de observação para lidar com a natureza, além de raciocínio rápido e interesse por novas tecnologias.

Para ser um engenheiro florestal é necessário diploma de curso superior em Engenharia Florestal, com a duração média de cinco anos.  Também é muito importante que faça uma pós-graduação e se atualize constantemente por meio de cursos.

 

Veja técnicas que ajudam a aprimorar o conhecimento na área florestal. Clique aqui.

Fonte: Brasil Profissões

Artigos

Carvão Vegetal

Cursos

Floresta Nativa

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.