Influência do clima no cultivo de café

Para um cultivo ideal do café as temperaturas devem estar entre 19 e 22°. Temperaturas elevadas auxiliam na formação dos botões de flores e aumenta o crescimento dos frutos. Porém a temperatura mais alta apresenta com maior intensidade a proliferação de pragas e o aumento de infecções na planta.  Temperaturas inferiores a 10° prejudicam o desenvolvimento da planta.

O cafezal reage positivamente a um período de seca, entretanto não deve ultrapassar três meses. A quantidade de chuva desejada para um bom desenvolvimento é em torno de 1500 a 1900 mm anuais, proporcionalmente distribuído. Chuvas distribuídas irregularmente causam floração desuniforme e maturação desproporcional dos frutos.

O cafeeiro também é adapto a sombra parcial. Para energia luminosa fotossinteticamente ativa, apenas 1% é utilizado. Quando a temperatura da superfície da planta ultrapassa 34°, essa temperatura faz com que a atividade fotossintética de uma planta sombreada passe a ser mais alta do que a planta exposta ao sol.

Veja técnicas de defensivos que auxiliam no combate a proliferação de pragas. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Artigos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.