A Importância das Florestas para a Vida

 

A Floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida das populações.

As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e realizam a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono.

Além de essencial na função fotossintética, desempenham papel a nível ecológico, econômico e mesmo social, como por exemplo:

   

Fornecimento de madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas); Possuem funções de proteção do solo contra e erosão, de controle do ciclo e da qualidade da água. Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, ou seja, de espécies vegetais e animais; Possuem elevado valor paisagístico e recreativo, dentre muitas outra funções.  

As florestas armazenam dois quintos de todo o carbono dos ecossistemas da terra, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.

Sendo assim, os ecossistemas com grande biomassa e com o solo pouco perturbado, como as florestas, retêm o carbono, sob a forma de dióxido de carbono (CO2). Isso, em uma escala de tempo muito maior, na ordem de décadas e séculos.

Contudo para absorver a quantidade de carbono (CO2) que emitimos para a atmosfera, um dos gases responsáveis pelo Efeito de Estufa, seria necessário muito mais, como o plantio de uma média de 1000 árvores por pessoa e por ano no planeta.

E com o aumento das queimadas e desmatamento, o CO2 das florestas é emitido para a atmosfera, acelerando o aquecimento global do planeta.

 

Com o aquecimento a população tem investido no plantio de árvores na área urbana. Veja técnicas dessa iniciativa. Clique aqui.

Fonte: Portal do Ambiente e do Cidadão

Curiosidades

Economia e Planejamento

Floresta Nativa

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.