Empresas e o Investimento em Tecnologias Sustentáveis

Diante do atual quadro em que se encontra o planeta, com índices alarmantes de degradação ambiental, deterioração dos ecossistemas, aquecimento global, dentre outros problemas nada animadores, é preciso agir.  

Desta maneira, soluções sustentáveis, em maior ou menor nível, vêm sendo apresentadas por algumas empresas, a fim de diminuir o impacto no planeta.    

Dentre deste contexto, as novas tecnologias vem sendo desenvolvidas para combater o desperdício de resíduos nocivos ao meio ambiente.

Eletrônicos mais econômicos, com durabilidade maior, produzidos com produtos menos poluentes e materiais recicláveis, vêm ganhando espaço no mercado consumidor, atento a estas necessidades.

A Apple tornou-se um exemplo depois de acusada por poluir o meio ambiente com produtos tóxicos. Assim, o proprietário, Steve Jobs, implantou uma nova filosofia e passou inserir no mercado produtos cujos componentes causassem menos danos ao planeta: eliminou as substâncias tóxicas na produção de seus produtos e passou a utilizar alumínios e vidros recicláveis.

Podemos destacar exemplos de algumas indústrias do setor têxtil no Brasil, que a partir de exemplos europeus importaram uma tecnologia que permite evitar o lançamento de quilos de gás carbônico para cada tonelada de malha fabricada.

Indústria automobilística também vem caminhando neste sentido, quando passou a projetar e a fabricar carros elétricos, a bateria ou híbridos.

Outras invenções, mas de grande impacto, necessitam ser destacas como a  luz solar como fonte alternativa, carregador de celular como entrada USB movido a luz solar,  notebooks produzidos a base de bambu, mouses produzidos através de plásticos reciclados.

A cada dia que passa, portanto, empresas e indústrias no mundo vêm se despertando para a sustentabilidade, pois quando os impactos ambientais diminuem todos nós somos beneficiados.  

 

 As tecnologias aprimoradas resultam em melhor cuidado com o planeta e com o solo. Veja técnicas aplicadas para manejo de áreas degradadas. Clique aqui.

Fonte: Universo Sustentável

Economia e Planejamento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.