Angelim Pedra

O Angelim Pedra é uma árvore cuja madeira está dentro da classificação das madeiras de lei”, nome atribuído às madeiras de muita qualidade e resistência, principalmente contra o ataque de insetos.

O Angelim Pedra é muito utilizado na construção civil, naval, confecção de móveis e instrumentos musicais. E por ser uma espécie dura, serve ainda para portas de segurança, pisos ou móveis pesados como tampos de grandes mesas.

As características mais comuns da madeira são formadas por cores intensas, que vão do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho a marrom escuro. Já sua superfície é lisa e lustrosa.

A árvore possui porte gigantesco, e pode chegar a 60 metros de altura. Já seu diâmetro pode atingir a 2 metros, com casca cinzenta escura.

A época de flores acontece nos meses de agosto-janeiro. Já a frutificação ocorre no decorrer do verão até o início do inverno, quando perde as folhas.

Na estação chuvosa, perde completamente a sua folhagem para se cobrir de flores. 

A origem do termo madeira de lei, cuja árvore Angelim Pedra está inserida, vem do tempo da família de Dom João VI ao Brasil. Na "lei" foram determinadas algumas espécies para uso reservado da coroa, principalmente para a construção naval e trilhos de ferrovias.

 

A madeira do eucalipto também se destaca por garantir várias oportunidades de uso aos seus produtores. Saiba mais.

Fonte: Madeira São Paulo

Artigos

Curiosidades

Madeiras Nobres

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.