Tipos de Florestas

Há vários fatores que determinam o tipo de floresta e as formações vegetais no planeta, tais como: clima, temperatura, solo, relevo e as chuvas. Estes são apenas alguns dos elementos básicos, sendo que cada floresta possui suas características próprias com seus biomas específicos compostos por plantas e animais adaptados a viver nelas.

Segundo estudos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de 2011, as florestas estão em aproximadamente 30% dos territórios de 233 países pesquisados. E isso representa cerca de quatro bilhões de hectares.

É possível destacar sete tipos de florestas e formações vegetais no mundo. Uma delas é a Floresta Pluvial Tropical, encontrada nas regiões de clima quente e úmido.  Um exemplo é a Floresta Amazônica, a maior do gênero no mundo. Possui a maior biodiversidade do mundo. Estas florestas cobrem apenas 6% da superfície do planeta, entretanto possuem mais de 60% de todas as espécies animais e vegetais. Estão localizadas nas áreas nas Américas Central e do Sul, na África, na Ásia e na Oceania, em torno da linha do equador.

Outro exemplo são as Florestas Temperadas, localizadas nas regiões mais frias como América do Norte, Norte da Europa, Japão, sul da América do Sul, sul da África e sul da Austrália. Nessas florestas, as vegetações são caducifólias e sofrem influência das estações do ano e no fim do outono, quando perdem suas folhas que nascem novamente com a chegada da primavera.

Temos também a Taiga, um tipo de floresta encontrada em regiões frias da Terra como Norte da América do Norte, Norte da Europa e extremo sul do planeta. Ela fica entre a Tundra e a Floresta Temperada no norte. A vegetação é composta de coníferas e os pinheiros. Sua vegetação é adaptada a invernos que chagam a -54ºC. Para suportar e se adaptar a neve, as folhas dessas árvores são pequenas e possuem uma resina que auxilia no deslizamento da neve. O solo é pobre e a fauna é constituída por animais que, para suportar a baixa temperatura, na maioria das vezes, hibernam ou possuem pelos longos como ursos, esquilos e renas. Há ainda as Savanas, Tundra, Estepes ou Pradarias, além da Vegetação Desértica.

 

Saiba mais sobre as leis florestais e aprimore seu conhecimento na área. Clique aqui.

Fonte: Pensamento verde

Artigos

Floresta Nativa

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.