Tipos de Café

Existem inúmeros tipos de grão de café, alguns por sua vez dependem exclusivamente de determinadas características para ser cultivado. O grão escolhido faz uma grande diferença no sabor da bebida. Os principais utilizados na produção do café são: Arábica e Robusta apresentam inúmeras variações quanto aroma e sabor.

O grão de café tipo arábica é originário da Etiópia e possui como característica de seu cultivo, quanto mais alta a altitude, melhor. O café feito pelo grão arábico possui cerca de 50% menos de cafeína, seu sabor é especial, sendo indicado para bebidas gourmet. Alguns outros grãos também são de variedades da planta arábica como: Café Bourbon; Café Kona; Café Catuaí; Café Acaiá.

Já o tipo Robusto apresenta mais cafeína, sendo indicado para quem gosta da bebida forte e com gosto mais amargo. É original da África ocidental, cultivado em vários países, inclusive no Brasil. Desenvolve facilmente em climas quentes e úmidos, apresenta maior resistência a pragas, por isso, é mais fácil e econômico de ser cultivado. Seu uso mais comum é nos cafés instantâneos.

 

 

O manejo da área e qualidade do solo influencia na produção do café. Saiba mais.

Fonte: Baristo Café

Artigos

Genética e Melhoramento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.