Exportação de Café

O Brasil é o principal exportador de café no mundo, posição que se mantem durante mais de 150 anos. Isso, além de possuir o maior mercado consumidor do produto. Os últimos dados, de 2015, revelam a posição hegemônica do país, ultrapassando a produção de 43 milhões de sacas.

Os países que mais recebem as exportações de café brasileiro são: Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.

Em virtude das múltiplas regiões do país, com suas peculiaridades de climas, solos, dentre outras especificidades, é possível que sejam produzidos cafés diversificados, prontos para atender a exigentes gostos nacionais e internacionais referentes ao paladar. Temos, portanto, cafés encorpados, suaves, ácidos, solúvel etc.

O cultivo do café está presente em todo o território nacional, porém mais de 98% das plantações estão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Goiás, sendo o produto o maior responsável pela geração de empregos na agropecuária brasileira, além de essencial na arrecadação de vários estados.

Diante disso, produtores têm a cada ano investido mais no processo de melhoramento da produção, seja através da mão de obra qualificada, pesquisas nas áreas de genética, biotecnologia, controle de doenças entre outros aspectos, com vistas ao crescimento de um mercado mundial em expansão.

Sendo assim, para manter a produção em altos níveis de qualidade, é preciso ainda que o empresário ou profissional do setor esteja sempre atento à questão da sustentabilidade, além do conhecimento profundo das legislações trabalhistas e ambientais.

 

O manejo das mudas influencia no crescimento e qualidade do café. Saiba mais.

Fonte: Agricultura

Artigos

Genética e Melhoramento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.