Mato Grosso pretende aumentar áreas de manejo florestal de maneira sustentável

Para cumprir as metas estabelecidas durante a COP21, o Governo do Estado do Mato Grosso, através do governador Pedro Taques, manifestou recentemente um objetivo audacioso em prol do meio ambiente. A meta é viabilizar alternativas que promovam a ampliação da área de manejo florestal do Estado. O objetivo é que a ação possa ser realizada de maneira sustentável.

O projeto, que deverá ser cumprido a médio e longo prazo, deverá aumentar de 2,8 milhões para 6 milhões hectares estas áreas.  

O assunto foi discutido durante uma reunião entre poder público e privado, com representantes de distintos setores: tais como Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), sindicatos da indústria madeireira e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Os participantes debateram sobre o tema e destacaram a necessidade das ações integradas entre os participantes para facilitar o atingimento da meta.

Discutiram ainda sobre propostas e parcerias que possam impulsionar o setor por meio da valorização da produção da madeira, através de seu beneficiamento no Estado, ao invés de apenas exportar o produto bruto, como forma de agregar valor ao mesmo.

Outra questão apresentada durante a reunião destacou a necessidade de se criar meios para que estas metas sejam perseguidas independentes dos próximos governos, talvez como uma política de Estado, afim de que o projeto não encontre resistências e o compromisso não seja inviabilizado.

 

Os profissionais capacitados para a área de reflorestamento devem estar atualizados. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Curiosidades

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.