O Sistema Silvipastoril ajuda na diminuição das moscas dos chifres

Uma pesquisa realizada pela Embrapa revelou, recentemente, uma boa notícia para pecuaristas que aderiram ao sistema silvipastoril, ou seja, que prezam pela harmonização do plantio de árvores, pasto e gado em uma mesma região, tornando o manejo integrado e produtivo.  

É que incidência das moscas-dos-chifres, praga que vem causando grandes prejuízos por conta do estresse causado no animal, dentre outros males, neste sistema silvipastoril é 38% menor em comparação com os outros. 

De acordo com profissionais da entidade pesquisadora, clima e a diversidade da microfauna destes locais, associada às espécies de árvores e fezes dos animais destes sistemas, ajudam a combater a população das moscas.

Em outras palavras, as interações ecológicas proporcionam um melhor equilibro da perpetuação destes parasitas.

Já algum tempo produtores vêm investindo neste sistema integrado, que influencia positivamente na criação de bovinos, já que os prejuízos causados pela mosca no gado, como perda de peso, gastos com inseticidas, dentre outros, vem inviabilizando muitas criações.

Os animais, neste sistema, tem ainda se revelados mais dóceis, calmos, principalmente em virtude das sombras proporcionadas pelas arvores. Com isso os gados estão sob condições favoráveis e de bem estar, propiciando aos produtores um ganho maior na produção de carne, por conta do aumento do peso e de leite.

 

Saiba mais sobre a integração agricultura, pecuária e floresta e as vantagens de adota-la. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Economia e Planejamento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.