Florestas Tropicais Secundárias

As florestas secundárias, são as que surgem após a retirada da nativa, geralmente crescem livremente. As florestas guardam em suas raízes e troncos o perigoso dióxido de carbono, um dos responsáveis pelas variações climáticas no Brasil e no mundo. As florestas secundárias são tão importantes quanto às demais para a purificação do ar que inalamos.

Estudos comprovaram que as florestas em regeneração têm maior poder de mitigação de gases em relação à mata virgem. A pesquisa contou com mais de 60 profissionais de 15 países, tendo como principal objetivo revelar a contribuição destas florestas no sequestro de carbono. No Brasil existem mais de 2,4 milhões de quilômetros quadrados de floresta secundária.

As florestas secundárias demoram cerca de 40 anos para atingir sua integridade de biomassa, sendo considerada regenerada.  Os pesquisadores elaboraram diferentes cenários de emissão e seqüestro de CO2 para elaboração de hipóteses de proteção.

 

O desmatamento acaba com as florestas nativas causando o surgimento das florestas secundárias. Veja algumas técnicas de recuperação de áreas degradadas. Clique aqui.

Fonte: Florestal

Floresta Nativa

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.