Aumente o seu conhecimento no Mundo Florestal

Junte-se à milhares de especialistas e conhecedores nas áreas de Floresta e Meio Ambiente.

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Biomassa como alternativa ao planeta

Em tempos de aquecimento global, dentre outras mazelas sofridas pelo planeta, nunca se discutiu tanto sobre a importância de incentivar o uso de recursos não poluentes, renováveis, feitos a partir de matéria orgânica de origem animal ou vegetal, cuja finalidade seja a geração de energia. Dentre deste contexto surge à biomassa como alternativa ao planeta. 

Os produtos principais da biomassa, no Brasil, é o carvão vegetal, mamona, lenha, dentre outros que vem fazendo um contraponto ao uso de combustíveis fósseis, poluentes, que vem colaborando contra a saúde do planeta.

E pensando nesta alternativa é que as chamadas florestas energéticas vêm ganhando espaço, com o único objetivo de fornecer biomassa.  Estas áreas fornecem energia para muitas usinas termoelétricas, colaborando para que o sistema não seja totalmente dependente das energias das hidrelétricas, as quais podem causar grandes impactos ambientais.

Outra vantagem das florestas energéticas é proporcionar uma menor pressão sobre as florestas naturais, que não estão preparadas para abastecer a indústria, seja ela de qual natureza for além de gerar emprego e renda para comunidades e assim trazer benefícios sociais.

A siderurgia brasileira é a única do mundo com produção que utiliza o carvão vegetal em todo o seu processo produtivo, colaborando assim para um menor impacto ambiental.

Além do mais, a troca de combustíveis fósseis por biomassa possibilita a captura de CO2, por conta da fotossíntese, contribuindo assim para a redução dos gases do efeito estufa e para um mundo com melhores perspectivas ambientais.

 

O carvão vegetal feito da madeira de eucalipto é um importante produto das florestas energéticas, veja outras oportunidades que envolvem essa madeira. Clique aqui.

Fonte:Ibá

Carvão Vegetal

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2019 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.