Algumas curiosidades do Eucalipto

Uma árvore com mais de 700 espécies, de origem australiana, que se se dá bem com praticamente todos os tipos de clima, árvore da família das Mirtáceas, de grande utilidade principalmente na indústria de celulose. Dela podem ser retirados ainda óleos especiais, os quais podem servir de matéria prima na produção de produtos de limpeza e alimentícios, além de perfumes, remédios etc.

O cultivo de eucalipto no Brasil começou por volta de 1900, pelo engenheiro agrônomo Edmundo Andrade.

Atualmente o seu cultivo está espalhado em várias partes do Brasil, ganhando destaque em Minas Gerais, cujo município de Itamarandiba é um dos maiores produtores de eucalipto no mundo, promovendo a atividade há mais de 25 anos.

São muitas as características desta árvore, sendo uma delas a sua menor retenção de líquido, o que possibilita que a água chegue ao solo mais rápido, hidratando-a pela raiz, que por sua vez retém o líquido.

Possui rápido crescimento, sendo que algumas podem chegar até 90 metros. É, portanto, uma das árvores mais altas do mundo, além de elevada produção de sementes.

Na fabricação de móveis, ela tem o seu diferencial, tendo em vista que sua madeira, “cor de mel”, é bastante durável e pesada. Há espécies, resistentes à água, muito úteis para a indústria naval e para a produção de postes, por exemplo.

Outra curiosidade está na sua capacidade de resistir a certos tipos de incêndios. É que abaixo da casaca, no decorrer do tronco, há brotos dormentes. Assim, quando o fogo destrói a casca e as folhas, estes brotos crescem, tomando lugar do tronco carbonizado.

Estes e outros motivos fazem do eucalipto uma árvore diferenciada e apreciada em todo o mundo, sendo considerada uma obra-prima da natureza.

 

O eucalipto é uma matéria prima utilizada em diversas áreas, proporcionando grandes resultados principalmente para construção civil. Saiba mais.

Fonte: InfoEscola

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.