A importância das florestas para os seres vivos

Nunca é demais reforçar a importância das florestas para a nossa sobrevivência, bem como a necessidade da promoção de políticas públicas voltadas para o setor, além da conscientização em massa sobre sua preservação.  

No Brasil, a responsabilidade é ainda maior, já que possuímos a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, sendo uma das mais importantes em reservas energéticas, fauna e flora amplamente diversificada.

Isso, somada a Mata Atlântica, que possui quase 10% das espécies de fauna e flora do mundo e está praticamente em toda a costa brasileira.  Todas elas são responsáveis por uma grande parte do pelo equilíbrio ecológico do país e do mundo, afetando diretamente a nossa vida, tanto nos aspectos da saúde e bem estar, quanto econômicos.

São muitos os motivos pelos quais podemos caracterizar a importância desta cobertura vegetal, sendo que este artigo não tem a pretensão de enumerar todos, mas apenas citar alguns exemplos.

A importância das árvores para o alojamento de espécies de pássaros é uma delas. Outra diz respeito à alimentação dos polinizadores e de outros animais, sendo que muitos entram em extinção pela falta destas árvores. As florestas são ainda de suma importância para o ciclo das águas, sendo agentes ativas na formação de chuvas, além da formação dos solos. Ajudam ainda a evitar climas extremos, como cheia ou seca.

Não podemos deixar de citar, novamente, os aspectos econômicos, sendo fonte de matérias primas como a celulose, madeira, etc., além do trabalho para muitas comunidades. A função cultural, recreativa e simbólica das florestas compõe ainda um cenário totalmente dependente das mesmas.  

 

Profissionais capacitados na área de recuperação e fertilidades do solo são essenciais para atuarem na preservação de florestas. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Floresta Nativa

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.