Biomassa florestal pode substituir produtos feitos à base de petróleo

São mais de sete milhões de hectares de florestas no Brasil, motivo mais que suficiente pelo qual podemos vislumbrar múltiplos usos e aplicações de seus produtos além dos usuais, como madeira e celulose. Sendo assim, temos potencial, por meio da biomassa (neste caso chamada de biorrefinaria), para substituir alguns produtos oriundos do setor de petróleo e seus derivados, promovendo assim a sustentabilidade do planeta.

Assim, com a vantagem de fonte renovável, a biomassa pode contribuir para a geração de biocombustíveis, solventes, rações para animais, plásticos, fibras, dentre muitos outros produtos para indústrias de diferentes setores.

Diante deste potencial, pesquisadores da Embrapa já estão confiantes nesta nova possibilidade de diversificação do uso das árvores plantadas para a geração de novos produtos.

Um exemplo é uma pesquisa da instituição para a viabilidade de uso de um dos componentes da madeira, como lignina, a qual pode ter propriedades antitumorais ou antimutagênicas, além de potencial para gerar produtos como emulsificantes, adesivos, fibras de carbono, dentre outros.
Outro exemplo é a hemicelulose, um subproduto da celulose, que com a biotecnologia pode ser transformada em álcool, medicamentos, adoçantes, dentre outros.
 

É possível ir além dos usos tradicionais da madeira, por meio de tecnologias inovadoras e grandes investimentos. Saiba mais.

Fonte: Ci Floretas

Carvão Vegetal

Celulose e Papel

Genética e Melhoramento

Madeiras Nobres

Máquinas e Implementos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.