Pesquisas almejam o aprimoramento genético e diminuição do tempo do ciclo de produção da Macaúba

A palmeira macaúba, planta que possui propriedades que podem ser utilizadas para diferentes finalidades, como a produção de biodiesel, vem sendo intensamente pesquisada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há quase 10 anos.

Dentro destes estudos, destaque para o projeto Propalma (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Palmáceas para a produção de óleo e aproveitamento econômico de co-produtos e resíduos) e o projeto “Assurance of food and energy supply using multi use agroforestry models in Brazil Northeast region (MACSAF)”, voltado para o cultivo da planta no nordeste brasileiro.

Os trabalhos destas pesquisas visam de um modo geral, a criação de um programa de melhoramento genético que possa abreviar o tempo de cultivo da planta, já que a mesma possui longo ciclo. Além disso, as pesquisas se propõem a gerar produtos de melhor qualidade.

Sendo assim, a Embrapa está empenhada, nos próximos anos, a promover a seleção das melhores plantas e promover o cruzamento entre elas.

A pesquisa, de acordo com a instituição, encontra-se em estágios avançados para que seja possível extrair o máximo do potencial da Macaúba.

Etapas como a identificação dos tipos genéticos, contagem do banco de germoplasma, aprimoramentos de manejo e colheita, são alguns exemplos do que já foi realizado.

As pesquisas contam com parcerias público-privadas, tendo como exemplo a participação da Acrotech, precursora no assunto germinação de sementes de Macaúba e com reputação internacional sobre o assunto.  

 

O manejo das mudas em viveiros é garantia de plantas sadias e sucesso no melhoramento genético. Saiba mais.

Fonte: Ci Florestas

Genética e Melhoramento

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.