Florestas da Índia valem mais do que US$ 1,7 trilhões, segundo instituto de pesquisa

Quanto valeria os rios, mares, árvores, pássaros, peixes, plantas e florestas de toda uma nação? Apesar da pergunta não gerar uma resposta tão simplista, uma entidade da Índia conseguiu mensurar o valor das florestas do país.

O trabalho foi realizado por cientistas do Instituto Indiano de Pesquisa e Gestão Florestal da Índia. De acordo com relatório gerado pela entidade, as florestas da Índia ocupam 22% do território nacional e valem exatos US$ 1,7 trilhões. Tal valor representa mais que o PIB do Canadá, por exemplo.

O cálculo foi realizado levando-se em consideração o Valor Presente Líquido (VPL), ou seja, a floresta foi precificada em uma situação simulada, como se a cobertura vegetal fosse disponibilizada para o comércio.

Embora a pesquisa soasse como comercial, o objetivo foi justamente reafirmar a importância da preservação dos ecossistemas naturais.

A legislação ambiental indiana determina, aliás, que toda a extração de madeiras das florestas, para uso industrial, necessita de projetos e contrapartidas como formas de compensação.

Este ano, o país aprovou uma nova lei de compensação, que dobra o tamanho das áreas compensadas e duplica o valor em dinheiro por áreas que vierem a ser desmatadas.

O objetivo é frear a demanda de alguns setores por áreas de coberturas vegetais nativas, sobretudo a agricultura, o setor madeireiro, mineração e a construção de hidrelétricas. 

O país possui ainda um crescimento populacional expressivo, bem como uma ocupação sem critérios, o que vem aumentando a pressão sobre as áreas verdes.

 

O manejo das técnicas de defensivos colabora para a obtenção de áreas florestais mais verdes. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Economia e Planejamento

Floresta Nativa

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.