Fontes alternativas de energia vêm crescendo em todo o planeta

No Brasil, predominam as hidrelétricas para a geração de energia, sendo que elas respondem a cerca de 70% neste quesito, totalizando a produção de 115 mil megawatts (MW).

Entretanto, em tempos de aquecimento global, o Brasil, além de vários outros países, têm buscado fontes de energia alternativas e limpas para minimizar o impacto sobre o planeta terra.

Os investimentos neste sentido passaram a ganhar mais notoriedade e continuarão a crescer nos próximos anos.

A energia solar é uma destas fontes alternativas, sendo uma das menos prejudiciais ao meio ambiente. Ela consiste em captar, por meio de placas, a energia do sol, convertendo-a em energia elétrica. No Brasil existem mais de 500 mil sistemas solares instalados. Já na Alemanha, a tecnologia vem se despontando como nunca: de 2012 até os dias de hoje, o país instalou mais de 1,3 milhão de sistemas fotovoltaicos, produzindo 28 bilhões de quilowatt-hora (kWh).

Outra fonte de energia alternativa que vem ganhando espaço é a Eólica, que consiste em gerar energia através da força do vento, que faz girar hélices específicas da tecnologia. Espanha e Dinamarca vêm investindo muito nos últimos anos nesta tecnologia, sendo que elas já respondem por 20% da geração de eletricidade destes países. Entretanto, a China é o maior produtor do mundo de energia eólica. São mais de 80 parques eólicos, que geram 62 GW.

Temos ainda o exemplo da energia gerada a partir da Biomassa, ou seja, através do aproveitamento do material orgânico vegetal ou animal, provenientes de resíduos agrícolas e industriais. A energia é gerada a partir da queima destes materiais. Um exemplo é a utilização do bagaço de cana de açúcar.

 

Uso de matéria prima extraída dos eucaliptos é aplicado nessa nova tendência de fontes renováveis. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Carvão Vegetal

Celulose e Papel

Economia e Planejamento

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.