Diálogos setoriais e sustentabilidade

O mundo passará por imensos desafios nos próximos anos. Um deles será a capacidade de atender as necessidades de desenvolvimento com poucos recursos. Até 2100, por exemplo, a população mundial deverá crescer 53%, ou seja, dos atuais 7,3 bilhões vão aumentar para 11,2 bilhões. O estudo, intitulado “Perspectivas da População Mundial” foi realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.
Ao mesmo tempo, as mudanças climáticas irão afetar o mundo, principalmente a produtividade agrícola, já a partir de 2030. Em virtude disso, setores deverão competir intensamente por terras e recursos hídricos, já que é esperado um déficit de 200 milhões de terras produtivas.

As colheitas das florestas plantadas deverão aumentar três vezes mais, até 2050. Além disso, a necessidade crescente do uso da bioenergia demandará mais de 250 milhões de hectares de terras.

Estes desafios são chamados de “4Fs”, sigla em inglês que significa alimentos, fibras, combustíveis e florestas (food, fibers, fuel and forests).

Faz-se necessário, equilibrar as demandas da população e a capacidade de regeneração dos recursos, sendo que o conceito sustentabilidade deverá fazer parte da missão de todas as empresas. E mais do que isso, o planeta exigirá que os setores estejam dialogando entre si, permanentemente.

Produzir mais e de maneira eficiente será o lema universal para as próximas décadas, sendo o setor de árvores um dos principais atores neste processo.

 

A qualidade do solo pode ser um fator que irá interferir na eficiência universal da produção e sustentabilidade. Saiba mais.

Fonte: Indústria Brasileira de Árvores

Economia e Planejamento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.