Algas são benéficas para o crescimento vegetal do eucalipto

Vários estudos já comprovam o potencial dos extratos das algas marinhas em prol do desenvolvimento de outros vegetais, como produtos bioestimulantes, servindo de opção juntamente com fertilizantes. 

Por possuírem excelentes concentrações de sais minerais (macro e micronutrientes), além de várias outras substâncias e vitaminas essenciais para o desenvolvimento das plantas, tem a capacidade de contribuir para uma melhor tolerância dos vegetais a estresses bióticos e abióticos.

As algas marinhas possuem ainda condições de melhorar as condições do solo para as culturas florestais, fornecendo nutrientes capazes de combater os microrganismos patogênicos, sem contar que os compostos beneficiam a fotossíntese.

Nas florestas e culturas de eucalipto, especificamente, a planta possui grande relevância, afetado positivamente a germinação e o crescimento.

A aplicação de produtos à base de extratos de algas em mudas de eucalipto foi estudada pela Universidade Estadual Paulista (FCA-Botucatu), com o intuito de verificar a melhora da qualidade das mesmas depois de um longo período.

A conclusão foi que o uso melhorou consideravelmente o desenvolvimento das mudas, promovendo melhor crescimento do sistema radicular e de flores, frutificação e resistência a pragas.

 

Veja algumas técnicas de melhoramento genético que o uso das algas trouxe para os viveiros florestais. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Doenças e Pragas

Genética e Melhoramento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.