O desafio da colheita florestal em regiões montanhosas

O setor florestal brasileiro é um dos que mais tem se expandido nos últimos anos, contribuindo para o PIB nacional e atraindo cada vez mais profissionais interessados em ingressar neste segmento crescente.

De acordo com o ABRAF, as áreas onde estão cultivadas Pinus e Eucalipto no Brasil já ultrapassaram 6,6 milhões de hectares em todo território, sendo que continua em franca expansão.

Estas florestas estão em áreas diversificadas, nos 16 estados brasileiros, sendo muitas delas com declives acentuados, em virtude do valor das terras, proximidade dos polos fabris, dentre outras, gerando um grande desafio para os administradores, como por exemplo, a realização eficaz de uma colheita satisfatória e sem gargalos nestas regiões.

Esta é uma das fases mais importantes do ponto de vista técnico e econômico, sendo que muito se tem investido neste quesito, por meio de mão de obra capacitada e tecnologia mecânica, com o intuito de se aperfeiçoar este processo.

Compreender as melhores alternativas para a realização da colheita, gerando um custo benefício interessante, é um dos pontos mais importantes e grandes desafios do setor, que requer profissionais cada vez mais qualificados e atualizados, capazes de solucionar e propor alternativas para estas e outras demandas.

 

Atualize seus conhecimentos na área florestal e saiba as principais oportunidades que envolvem a cultura de eucalipto. Clique aqui.

Fonte: Grupo Cultivar

Economia e Planejamento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.