Região de Mapitoba se destaca na produção de grãos

O Brasil é conhecido mundialmente pelo clima, solo e temperaturas distintas, em seus vários estados, e pela sua capacidade de diversidade de culturas agrícolas.

Mesmo em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, há localidades em que os cultivos se diferenciam das demais.

Uma região peculiar, e que engloba os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, intitulada Mapitoba, vem se destacando na produção de grãos.

O milho e a soja, por exemplo, encontram climas muito propícios na região dos Gerais, que é um cerrado com cerca de 500 metros.

O local faz parte da zona de influência do Equador. Neste caso os dias são menores, o que propicia uma melhor floração precoce da soja, e não existe o problema da seca.

A região tem um índice pluviométrico médio de 2.000 mm de chuva, sendo que é possível plantar soja no final de outubro, gerando uma produção média de 60 sacas, e o milho 120 sacas por hectare.

Em virtude destes aspectos favoráveis, a região, que tem mais de um milhão de hectares de terras aptas para o plantio, vem despertando o interesse de diversas indústrias do setor agropecuário.

Um dos problemas da região, no entanto, é a questão do escoamento da produção, por conta das distâncias dos armazéns e portos.

 

Para facilitar ainda mais o índice de produção dos grãos, o produtor pode adotar o equipamento de estações meteorológicas e pluviômetros que irá auxiliar no período certo para a produção. Clique e confira.

Fonte: Granos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.