Minas tem a maior geração de energia limpa individual do país

Minas Gerais é o estado onde acontece a maior geração particular de energias renováveis, com 1.320 conexões. Isso representa 23,8% do total de energia renovável produzida no Brasil, ou seja, a cada quatro lugares que geram a própria energia, um está em Minas.

O estado adotou uma política de isenção do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias) em 2013, diferentemente de outros estados, que só em 2015 aderiram à iniciativa. Isso pode ser um dos motivos que possibilitou que muitos consumidores começassem a gerar sua própria energia.

Engenheiro de tecnologia da Cemig, Márcio Eli Moreira afirma que “se não tivesse essa lei de ICMS, a energia que ele injeta na rede da distribuidora teria um valor em reais menor do que aquele que ela consome da rede. Quando você tem essa desoneração, a energia que ele recebe da distribuidora e a que ele injeta na rede têm exatamente o mesmo valor”. 

Outro fator que estimula a geração de energia própria pelos consumidores é o alto nível de radiação que atinge Minas Gerais. Márcio Eli Moreira diz que a Cemig deve ter cerca de 300 mil geradores de energia própria até 2024. Atualmente, 1.282 conexões são responsabilidade da empresa. Existem ainda iniciativas de governos municiais que pretendem dar isenção parcial de IPTU para casas que fizerem uso de energias renováveis, principalmente a solar fotovoltaica.

Depois de Minas Gerais, o estado que mais produz energia individual é São Paulo (795 conexões), seguido por Rio Grande do Sul (629), Rio de Janeiro (579) e Paraná (514).

 

As energias renováveis são provindas de muitas fontes. Essas geram muitas oportunidades. Clique aqui e confira.

Fonte: Celulose Online

Carvão Vegetal

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.