Plantar árvores é alternativa para aumentar renda do produtor rural

A inserção de árvores nas propriedades rurais é promovida pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que acaba gerando renda e benefícios para o meio ambiente.  O conceito da ILPF é o desenvolvimento da estratégia de produção sustentável, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área. Já o cultivo é realizado de forma conjunta no sistema, em sucessão ou rotacionada, e busca que surjam efeitos entre os componentes do agroecossistema ao mesmo tempo, contemplando assim a adequação ambiental e, consequentemente, a valorização do homem e a viabilidade econômica.

O produtor rural Moacir Reis, do Rio Grande do Sul, conta que começou a trabalhar com florestas plantadas e com pecuária há 15 anos. Porém, as florestas ainda eram cultivadas em locais separados da pecuária. “A partir de 2006, começamos a investir no sistema silvipastoril, que é a integração da floresta com a pecuária. Gostamos, achamos interessante e começamos a intensificar as áreas. No início, cultivamos em apenas 300 hectares, com vários espaçamentos. Com o tempo, iniciamos junto com a Embrapa, um trabalho mais embasado. Ainda naquele ano, fizemos o primeiro dia de campo direcionado a este tema. Posso assegurar que estamos aprendendo junto com as entidades de pesquisa. Os resultados já são muito positivos. Conseguimos sair da zona de risco.”

Moacir ainda declara que as vantagens vão muito além do benefício financeiro e ultrapassa para a questão do meio ambiente. Ao integrar culturas e florestas na mesma área de manejo, segundo o produtor, o animal se sente mais à vontade e, consequentemente, ganha peso. A produtora Ana Beatriz Ribeiro, do Paraná, também aposta no sistema Integração Pecuária e Floresta. Segundo ela, isso fornecerá alimentos por mais tempo para todos os animais, diminuindo a necessidade de complementação alimentar e aumentando a lucratividade da propriedade. “Então nada mais justo que aliar um ambiente melhor para os animais, mais confortável ambientalmente, aumentar o ganho de peso dos bezerros e ainda ter um lucro futuro na exploração da madeira daqui a alguns anos” afirma.

 

Confira mais sobre esse sistema que vem ganhando visibilidade por muitos produtores e suas vantagens ambientais. Clique e confira.

Fonte: Celulose Online

Curiosidades

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.