As plantas forrageiras são aquelas utilizadas como alimento para alguns animais. Elas pertencem a duas famílias: a das gramíneas e a das leguminosas. Bastante utilizada como pastagem do gado no sistema de exploração pecuária, as forrageiras agora terão uma nova forma de utilização.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está desenvolvendo uma pesquisa onde o uso da biomassa das forrageiras será utilizado como fonte de energia para a produção de cimento. Os estudos realizados até agora indicam que algumas gramíneas forrageiras tropicais produzem grande quantidade de biomassa, além de se adaptarem bem a diferentes climas e tipos de solo e não exigir tantos insumos.
Segundo a Embrapa, a iniciativa surgiu da busca de uma nova alternativa para a geração de energia no processo de produção do cimento, uma vez que a energia térmica, que provoca emissões diretas de dióxido de carbono, tem sido a mais consumida nesse processo.
A pesquisa é feita em parceria com a InterCement e está sendo desenvolvida na cidade de Planaltina (DF) e em Cezarina (GO). No ano passado, 105 toneladas de biomassa foram colhidas para análises e, posteriormente, serão utilizadas como fonte de energia na produção de cimento. De acordo com o pesquisador da Embrapa Marcelo Ayres, os resultados até o momento têm sido positivos.
Veja também sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e suas vantagens para o mercado. Clique e confira.
Fonte: Painel Florestal
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!