A madeira pode ser usada de maneira criativa e arrojada e, se utilizada de forma adequada, reduz o tempo de construção, promove a diminuição de resíduos no canteiro de obras e contribui para um efeito visual diferenciado. Além disso, é um material mais leve e de fácil manuseio e pode ajudar também em diversos aspectos: como na gestão e conservação das florestas, na manutenção da biodiversidade e no combate aos prejuízos causados por mudanças climáticas (a madeira estoca o carbono que seria lançado na atmosfera).
O ano que passou foi bastante produtivo para o Programa “Madeira é Legal”. Além da sequência de projetos bem-sucedidos anteriormente, o programa também estabeleceu novas parcerias e contribuiu na promoção do uso sustentável e responsável da madeira na construção civil.
Sendo um ano recheado de ações que fizeram com que o programa fechasse mais um ciclo de sucesso. A primeira grande ação foi a participação no Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (Ebramem), que aconteceu em março, na cidade de Curitiba (PR). Este concurso premiou os projetos arquitetônicos que usaram a madeira de forma responsável, sustentável e inteligente.
Em abril, o programa foi um dos articuladores da mostra “Madeira Sustentável – Arquitetura e Design”, que celebrou a obra do arquiteto José Zanine. No mesmo mês, o “Madeira é Legal” esteve presente na Feira Internacional da Construção Civil (Feicon/Batimat), levando uma estrutura de madeira modular, desmontável e reutilizável para o evento.
No segundo semestre do ano, o programa participou da maior feira de construção sustentável da América Latina, a Greenbuilding Conferência Internacional e Expo; iniciou uma parceria com o portal de notícias Madeira&Construção; e participou da Casa Cor Brasília, sendo o responsável por construir a fachada do evento. Entre setembro e novembro, promoveu o ciclo de palestras “Madeira na Construção – Material do Futuro”, que consistiu em uma série de seis palestras somadas a visitas técnicas que mostravam como é, na prática, o uso da madeira em obras. Em novembro participou também do Morar Mais Rio, uma das mais importantes mostras de arquitetura e decoração de baixo custo do país.
Para finalizar o ano, o “Madeira é Legal” investiu nas redes sociais, lançou o seu novo site e a webserie “Tudo o que você queria saber sobre madeira”, que teve como objetivo desmistificar várias ideias sobre o uso dessa matéria-prima.
A madeira pode ser utilizada de diversas formas, proporcionando praticidade e qualidade em muitos setores. Clique e confira.
Fonte: WWF
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!