Biomassa florestal como alternativa energética

As indústrias de pellets e cavaco de madeira que existem no Brasil deverão dar um salto quantitativo e qualitativo no ano de 2017. Isso porque a pressão por energia limpa tem aumentado. A popularidade desses biocombustíveis vem aumentando, principalmente por causa das metas de redução de gases do efeito estufa.

 As dificuldades atribuídas à biomassa convencionalmente utilizada fazem com que os pellets se tornem uma excelente alternativa. Enquanto uma possui baixa densidade de energia, alto teor de umidade e heterogeneidade de formas e tamanhos, os pellets possuem boas características energéticas e uma geometria favorável. O biocombustível destaca-se por ser um sólido natural de fácil manuseio, que exige pouco espaço para estocagem e possui alta densidade energética.

A procura por pellets de madeira aumentou significativamente nos últimos anos. Nos anos 90, o pellet ainda era um biocombustível sólido desconhecido, mas, hoje, é o mais comercializado no mundo todo. A demanda só tende a aumentar, e seguindo esse parâmetro, o número de indústrias que produzem pellets saltou de 70 para mais de 950 nos últimos 14 anos.

Apesar disso, todo esse sucesso internacional não tem repercutido no mercado interno brasileiro que cresceu abaixo das expectativas. Mas sabe-se o grande potencial que o Brasil possui na produção desses materiais compactados, devido ao grande volume de resíduos agroflorestais disponíveis. Por isso, novos projetos têm surgido, buscando utilizar não só o pinus e o eucalipto, mas também a acácia-negra, o bambu gigante, o capim elefante e o bagaço de cana como matéria-prima para a produção dos pellets.

São várias as oportunidades que o setor florestal vem oferecendo para  o mercado e os investimentos em recursos são cada vez maiores. Confira.

Fonte: Painel Florestal

Curiosidades

Economia e Planejamento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.