A maior árvore da Europa é um eucalipto

A árvore mais alta da Europa é um eucalipto que se encontra na Mata Nacional de Vale de Canas, em Portugal. António Martins, que vive a poucos metros da mata, mal sabe distinguir qual é a árvore mais alta, já que existe mais de uma espécie dela no local e todas muito altas. Mas o mais alto dos eucaliptos se destaca no meio das outras árvores. Ele se encontra no fundo do vale e cresce amparado por um araucária.

O eucalipto é da espécie Eucalyptus diversicolor F. Muell. e possui 72 metros de altura, segundo a medição efetuada em 2002. Ele não é apenas o mais alto da Europa, como também a árvore mais alta do Velho Continente, como Ernesto Goes se refere no “Árvores Monumentais de Portugal”.

No ano de 2005, a mata foi consumida por um grande incêndio que afetou a zona de Coimbra. Após ser praticamente consumida pelas chamas, António diz que agora a Mata tem mais um aspecto de matagal:

- “Isto era um espetáculo, antes de entrar aqui o fogo, mas agora, o eucalipto nunca mais medrou o que tinha a medrar”, lembra.

A idade da árvore é desconhecida, mas o morador da aldeia de Vale de Canas mora lá há mais de 55 anos e desde que está lá se lembra da existência da maior árvore da Europa.

Quer saber todas as oportunidades que englobam a madeira do eucalipto? Clique e confira.

Fonte: Celulose Online

Curiosidades

Madeiras Nobres

Notícias

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.