Empresa do sul do país deseja expandir sua produção de pellets

A Araupel, empresa do sul do Brasil especializada em reflorestamento e beneficiamento de madeira anunciou que vai aumentar a produção de pellets. Os pellets são pequenos cilindros de madeira prensados e servem para gerar energia em usinas termelétricas, ter uso comercial, como nos fornos de pizzarias e para o aquecimento de água de hotéis, além de ter também uso doméstico, como em lareiras.

A empresa produz os pallets a partir dos 17 tipos de subprodutos industriais. A maior parte torna-se biomassa para geração de energia em grandes indústrias. Esse tipo de ação tem ganhado destaque por ser uma fonte de energia alternativa. Além disso, pode ser bastante vantajoso substituir a matriz energética comumente usada pelos pellets, uma vez que são necessários 2 kg de pellets para se obter a mesma quantidade de energia gerada por 1 kg de óleo diesel.

Outro benefício é a baixa produção de cinza. Um quilo de pellet resulta em apenas 50 gramas de cinzas, 0,5% abaixo do peso total, comparado com os 10% do bagaço de cana-de-açúcar, 2% a 3% da lenha e 1,5% do cavaco. Além de ser de fácil manuseio, se ensacado em embalagens de 30 kg, é transportado, estocado e manuseado com mais facilidade que a lenha, por exemplo.

A Araupel começou há três anos pesquisas para desenvolver os Araupellets, seguindo modelos existentes na Europa. O início da produção foi na unidade de Quedas do Iguaçu (PR), em janeiro de 2015. Hoje, a empresa deseja expandir sua produção em até cinco vezes.

"Buscamos agregar valor aos nossos produtos de forma sustentável e com respeito ao ambiente. Nada é descartado na natureza aqui na empresa e, com os pellets, reforçamos mais essa vocação ao dar um aproveitamento ainda melhor para aparas de madeira", diz Norton Fabris, diretor de Operações da Araupel.

Gostou do assunto? Veja outras oportunidades que envolvem o setor florestal e seus benefícios. Clique aqui.

Fonte: Painel Florestal

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.