A madeira na construção civil e as mudanças climáticas

Em artigo publicado pelo WWF-Brasil, Ricardo Russo, graduado em agronomia, mestre em engenharia florestal e especialista em conservação da ONG falou sobre a relação entre as construções em madeira e as mudanças climáticas.

Ele aborda a questão das discussões sobre a questão das severas alterações ambientais que o planeta tem sofrido. Dentro dessa discussão se encontram diversos setores da política, economia e ciência. A questão central é que não se pode discutir mais se as mudanças climáticas vão ou não acontecer, mas sim se preparar para elas.

A construção civil é uma das atividades do homem que mais consome recursos naturais. Entre 40% e 75% dos recursos existentes são consumidos por esse setor. No Brasil, a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria e 60% do lixo sólido das cidades. Além disso, segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações são responsáveis por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa.

É por isso e por outros fatores, que esse ramo deve começar a buscar novas alternativas para construções mais limpas, com matérias-primas renováveis e sem materiais tóxicos. Ao mesmo tempo, deve preocupar com a gestão de resíduos e a eficiência no uso dos recursos naturais, água e energia, além da urgente redução de emissões de CO2.

A madeira tem sido uma opção que mais responde a essas necessidades. Além da capacidade de armazenar o carbono absorvido pela árvore, a madeira é o material com menor energia embutida. É por isso que Russo acredita que “é preciso romper o preconceito que foi criado em torno das construções de madeira e efetivamente especificar e pedir que seja especificada a madeira em obras públicas e privadas”.

Confira algumas das oportunidades que englobam o uso da madeira. Clique aqui.

Fonte: WWF

Madeiras Nobres

Máquinas e Implementos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.