Tipos de biomassa que são utilizados como fonte energética

O ser humano tem se preocupado cada vez mais em encontrar combustíveis cada vez menos poluentes. A biomassa, por exemplo, é considerada um recurso natural renovável, e é uma matéria biológica que serve como fonte para a produção de energia através da decomposição de resíduos orgânicos.

Os benefícios do uso da biomassa como fonte de energia são diversos. Além do fato de ser um recurso renovável, a biomassa gera baixas quantidades de poluentes, favorece o reaproveitamento de recursos, o seu transporte é fácil e possui baixo custo de operação. É uma alternativa que também é muito importante para o ciclo natural, uma vez que faz uso de recursos que são, muitas vezes, inesgotáveis e que quase não alteram a temperatura do planeta. Conheça, então, alguns tipos de biomassa utilizados na geração de energia:

Casca de Arroz: Por muito tempo as palhas e cascas do arroz eram queimadas pelos produtores, causando fortes impactos no meio ambiente. Hoje em dia, o resíduo é transformado em minúsculas partículas e adicionadas ao carvão. A casca de arroz possui rápida combustão e alto poder calorífico, tornando-se uma ótima opção de combustível para as cerâmicas. Porém, esse tipo de biomassa gera muitas cinzas e seu transporte pode ser caro.

Casca de Coco Verde: As cascas do coco que, comumente, são jogadas no lixo, se trituradas e transformadas em briquetes, podem substituir a lenha no processo de combustão. A casca possui alto poder calorífico na geração de energia. O pó da casca também pode ser utilizado como substrato agrícola e sua fibra pode virar vasos e estofados para carros.

Eucalipto: O eucalipto chega a produzir 25 toneladas de biomassa por hectare em um ano. Trata-se de um produto energético renovável, que possui composição mais favorável para produção de energia do que o bagaço de cana de açúcar. Além disso, ainda tem os pellets, que possuem energia calorífica de quase 5MWh por tonelada e é considerado um combustível eficiente e bastante limpo.

Ouriço da Castanha: O ouriço da castanha pode ser utilizado na geração de energia tanto na forma in natura, quanto na de subproduto. A biomassa de ouriço pode ser aproveitada como lenha em usinas hidrelétricas, caldeiras, olarias e em indústrias siderúrgicas na fabricação de aço verde. Tem alta densidade energética e é um produto ecologicamente correto.

O eucalipto se destaca entre muitas outras oportunidades no mercado. Confira.

Fonte: Painel Florestal

Curiosidades

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.