Com um mercado sempre crescente e cada vez mais exigente em qualidade da madeira fica difícil se destacar e alavancar com as produções.
O cultivo de eucalipto envolve diversas oportunidades para os produtores, sendo a principal fonte de renda em diversas partes do país e uma das principais alternativas para o reflorestamento.
A madeira de rápido ciclo produtivo e desenvolvimento tem proporcionado uma grande experiência para silvicultura brasileira e várias oportunidades como, por exemplo, a ampliação dos programas de reflorestamento e também das matérias primas (celulose, carvão vegetal e painéis), o uso para a construção civil, setor moveleiro e diversos componentes estruturais.
Tendo em vista também os desafios desse setor, podemos citar como principal o investimento inicial para começar a cultura, visando o uso de maquinários e ampliação das áreas de cultivo, que muitas vezes podem ser afetados por diversas características.
Todo o conhecimento sobre o assunto é essencial para o produtor alcançar o retorno esperado e não perder o investimento realizado.
A qualidade final da madeira é a soma de diversas oportunidades e desafios. Mas saber identificar estes pontos não é fácil, precisa de conhecimento aprofundado no assunto, porque qualquer erro pode gerar grandes prejuízos.
Tem interesse em investir no setor mais não sabe como começar?
Então confira as possibilidades de uso da madeira de eucalipto para as diferentes destinações no mercado. Clique aqui.
Fonte: Equipe Tecnologia e Floresta
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!