Nutrição Mineral de Árvores

As plantas e as árvores necessitam, além do sol para realizar a fotossíntese, de vários tipos de nutrientes encontrados em sua grande maioria no solo. Classificados como micronutrientes e macronutrientes, são de suma importância para o desenvolvimento de qualquer cultura.  Entretanto, se o solo apresentar alguma deficiência nutricional, a árvore pode ser afetada em suas funções fisiológicas.

São vários os nutrientes essenciais. Um exemplo de micronutriente é o boro, que auxilia na síntese das enzimas, transporte de glicose e divisão celular. Outro é o cobre, indispensável na fotossíntese, produção de sementes e paredes celulares.

Temos ainda vários macronutrientes, como o carbono, responsável pela formação de moléculas orgânicas e reservas, e o hidrogênio, essencial na composição das biomoléculas.

E sabemos que a presença de todos estes minerais no solo é bastante difícil, por isso a importância do conhecimento na aplicação de fertilizantes corretos. Para executar esta tarefa, porém, é preciso a presença de um agrônomo, pois solos com excesso de minerais podem prejudicar o crescimento da planta e até mesmo matar a cultura. 

 

Manejo dos nutrientes a serem aplicados auxilia bastante na formação e evolução das plantas. Saiba mais.

Fonte: Portal da Educação

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.