A qualidade da muda de eucalipto é essencial para o sucesso do plantio

Como todos já sabem, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de florestas plantadas, que ocupam uma área de mais de 7 milhões de hectares.

A maioria destes cultivos é de eucalipto, matéria prima que abastece as indústrias de celulose, carvão vegetal, madeiras processadas, dentre outras.

Até 2020 o setor deverá investir mais de 50 bilhões, de acordo com estudos feitos pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).

Fatores de qualificação no setor florestal

A expressividade citada anteriormente não é por acaso, mas sim resultado de vários anos de investimentos em alguns fatores:

- tecnologias e manejo;

- mão de obra especializada;

- biotecnologia;

- condições ambientais favoráveis;

- componentes a favor dos resultados satisfatórios.

Qualidade das mudas no setor de florestas plantadas

Dentre estes inúmeros itens podemos citar também a qualidade das mudas, essenciais para o plantio.

Estas devem ser criteriosamente escolhidas, a partir de sementes de boa procedência e previamente plantadas em um bom viveiro com todos os requisitos mínimos. Como recém-nascidas, necessitam de cuidados especiais para se desenvolverem bem, assim como um bebê.

Além de um bom sistema radicular, as mudas precisam contar com as quantidades exatas de irrigação e adubação para germinar.

Conhecimento profissional sobre a qualidade das mudas

O profissional designado ao fazer as escolhas para o plantio deve observar ainda a estrutura da mesma, como caule, ramos, folhas, cores, dentre outras características importantes.

Há várias tecnologias que potencializam o desenvolvimento destas mudas, como os tubetes, para citar apenas um exemplo entre tantos outros. Sendo assim, é de grande importância o conhecimento acerca destes métodos e jamais esquecer que mudas de qualidade inferior sempre resultam em baixos resultados.

Quer produzir com qualidade mudas sadias e ainda garantir um maior rendimento no plantio?

Então confira os principais sistemas de irrigação que auxiliam no sucesso da produção: Projetos de Sistemas de Irrigação

Artigos

Curiosidades

Cursos

Destaque

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.