As florestas plantadas são, em grande parte, voltadas para o comércio, ou seja, para a indústria da madeira, de papel e celulose, ou para a extração de castanhas, frutos, óleo essencial etc. É muitos casos, este tipo de floresta possui apenas uma espécie, como o eucalipto.
Há também florestas que são plantadas para a recuperação ecológica de uma área. Aliás, o número de florestas plantadas vem crescendo no Brasil, ao contrário das florestas nativas, que aos poucos vem sendo exterminada.
Tal explicação se deve ao fato de que a floresta plantada gera empregos, sendo que o mercado de madeira está crescimento, principalmente o de eucalipto.
A floresta nativa também tem o seu papel fundamental no meio ambiente e conservação da biodiversidade. Todos nós precisamos delas. Entretanto, quando não há um manejo adequado, ou seja, corte seletivo de algumas árvores de modo que a floresta se recupere com o tempo, ocorre uma dizimação de várias espécies, onde muitas dessas não serão aproveitadas comercialmente. Isso resulta em grandes clareiras na mata que muitas vezes não são recuperadas sem a intervenção do homem.
Enfim, o plantio de ambas as florestas, seja nativa ou plantada, é válido e importante, cada qual cumprindo o seu papel. Nos dois casos é preciso que sejam efetuados procedimentos corretos, sustentáveis, de acordo com as leis e acompanhados por um profissional qualificado.
Veja vantagens do eucalipto no mercado da construção civil. Clique aqui.
Fonte: InBS
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!