O Comércio da Madeira de Jatobá

A árvore da espécie jatobá é nativa do Brasil e pode ser encontrada em vários estados. Possui altura de aproximadamente 15 a 20 metros, sendo o tronco cerca de um metro de diâmetro, com madeira bem resistente, ou seja, a chamada madeira de lei.  

Seu fruto, parecido com uma vagem marrom, pode ser transformado em farinha bastante nutritiva, utilizada na fabricação de pães e doces. Entretanto, a madeira do Jatobá é voltada, principalmente, para a construção civil. Neste setor ela pode ser usada na forma de ripas, caibros, vigas, e para acabamentos internos, como marcos de portas, tacos, tábuas para assoalhos, e, em grande escola, móveis.

Mas seu uso se expande para outros setores, como na confecção de artigos de esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, dentre outros.

Como árvore de fácil multiplicação, a espécie é também bastante utilizada na composição de reflorestamentos e arborização de parques e jardins.

Para se plantar a semente de jatobá, com sucesso, é preciso conhecimento técnico de como se extrair a semente da árvore, tarefa que requer uma série de procedimentos e a presença de um profissional altamente capacitado.

 

Saiba mais sobre técnicas de uso dessa madeira para a arborização. Clique aqui.

Fonte: Revista da Madeira

Curiosidades

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.