Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

A demanda crescente por alimentos, seja eles de origem animal ou vegetal, além de bioenergia e produtos florestais, vem crescendo no mundo. Concomitante a isso, temos observado a necessidade de redução do desmatamento e diminuição de gases de efeito estufa. Diante deste contraste, é preciso que a humanidade encontre soluções que permitam incentivar o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais.

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), prática que vem sendo discutida em todo o mundo, vem justamente criar uma alternativa viável para esta questão.

O aumento da eficiência dos sistemas de produção pode contribuir para harmonizar esses interesses, de modo em que haja rotação, consórcio ou sucessão destas três atividades, na mesma área, atendendo ao mesmo tempo todos os interesses dos envolvidos.

A principal dificuldade em ILPF refere-se à complexidade do sistema, que exige planejamento, ou seja, uma gestão eficiente da propriedade rural para que ocorra uma perfeita sincronização da produção e que minimize riscos.

 

O uso e manuseio de equipamentos influência bastante nas áreas florestais, veja técnicas de seleção correta. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Curiosidades

Máquinas e Implementos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.