A influência do clima nas doenças do eucalipto

Um dos quesitos mais importantes a serem verificados para o cultivo de eucalipto passa necessariamente pela verificação e estudo das condições climáticas. Isso porque doenças fúngicas, como a ferrugem, causadas por Puccinia psidii, podem ser potencializadas de acordo com a temperatura.

Uma cultura do Estado do Paraná, por exemplo, um dos principais fornecedores de eucalipto para a indústria da celulose, carvão, madeira, seja no Brasil ou no exterior, foi objeto de estudo em uma publicação no site da Embrapa. E o referido estudo confirma esta teoria.

Através da pesquisa, por meio de um zoneamento de favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto, foi possível criar mapas mensais conforme a variação da doença, ou seja, apontando os locais de maior ou menor incidência. E este material foi confrontado com outros locais naturais de registros da ocorrência da ferrugem.

O resultado apontou que na região central do Paraná, entre o clima tropical do norte e temperado do sul, é mais recorrente o registro da doença. Já a região Sul e a Norte, por conta das baixas temperaturas e umidade baixa, são menos favoráveis a incidência da ferrugem.

Concluiu-se, em suma, que as estações do ano mais propícias à doença foram à primavera e o verão, e a menos favorável o inverno.

 

Veja técnicas de defensivos que ajudam no combate dessa doença que prejudica a plantação. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Celulose e Papel

Doenças e Pragas

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.