Uma das maiores empresas do mundo na produção de celulose de eucalipto, a Fibria, cuja sede situa-se em Jacareí (SP), vem investindo nos últimos meses em tecnologia de gestão. Recentemente, implantou o Apontamento Eletrônico, sistema que possibilita o monitoramento e transmissão de dados da colheita, em tempo real, o que vem trazendo muitos benefícios.
A operacionalidade do sistema conta com funcionários, em campo, com um computador, para registrar cada etapa produtiva da colheita, desempenho das máquinas, dentre outras.
Antes, era tudo realizado por meio de planilhas de papel, sendo os dados transferidos posteriormente para o computador, de forma manual.
Agora o processo é simplificado e o tempo otimizado por meio da tecnologia, que precisa contar apenas com internet ou rádio digital para que as informações sejam enviadas para o sistema central.
Esta mudança de paradigma na gestão da produção faz parte do Programa Smart Forest (Floresta Inteligente), adotado pela empresa, e que tem como objetivo melhorar a funcionalidade da gestão das florestas.
A adoção do sistema, de acordo com a administração da empresa, além de gerar melhores resultados na produtividade e gestão, possibilita acompanhamento do desempenho dos operadores.
Além da unidade de São Paulo, a tecnologia será também aplicada em outras unidades da empresa.
A Fibria produz em média cerca de 5,3 milhões de toneladas de celulose por ano e adota em sua política a sustentabilidade, por meio do plantio de florestas renováveis.
A tecnologia abrange outras áreas como a agropecuária facilitando a vida dos produtores. Saiba mais.
Fonte: Painel Florestal
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!