A Biomassa

O carvão vegetal, a lenha, o bagaço da cana-de-açúcar e o dejeto de porco, são exemplos de produtos de origens vegetais e animais importantes no processamento da biomassa, fonte alternativa de energia limpa e que vem ganhando o centro dos debates pelo mundo.  

Dentre deste contexto, estão os defensores do aumento dos investimentos em florestas energéticas, cujo principal produto é exatamente a biomassa, como alternativa as fontes de energia poluidoras (combustível fóssil).

 Estas florestas teriam a nobre função de abastecer as usinas termelétricas, podendo ainda gerar uma menor demanda por árvores de florestas naturais, trazendo ainda benefícios econômicos e sociais.

Um alento sobre o tema é o setor de siderurgia brasileira, que vem adotando o carvão vegetal, uma das principais fontes de biomassas do país, em grande parte de seu processo produtivo, contribuindo assim contra as emissões de gases do Efeito Estufa.

O aumento do uso de biomassa no Brasil e no mundo envolve, no entanto, grupos de interesses econômicos, o que seria, para muitos, o maior empecilho para difusão destes produtos.

Uma das últimas boas notícias relacionadas ao assunto é o Projeto de Lei 3529/12,  que obriga as distribuidoras de energia elétrica utilizar pelo menos 700 megawatts de energia elétrica produzida a partir de biomassa.

 

O carvão vegetal é produzido através da queima da madeira do eucalipto, veja outras oportunidades que essa madeira trás para o ambiente. Clique aqui.

Fonte: Ibá – Indústria Brasileira de Árvores

Carvão Vegetal

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.