Solos degradados no mundo chegam a 30%

Cerca de um terço de terra mundial tem problemas como: erosão, compactação, perda da matéria orgânica, entre outros. Pesquisadores de 60 países apontaram que 30% dos solos estão degradados. A pesquisa foi coordenada pela ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Uma situação atual dos solos é mostrada através do relatório. Segundo a pesquisadora da Embrapa Maria de Lourdes, a situação tende a piorar caso ações concretas não sejam colocadas em praticas. Os setores públicos e privados assim como organizações precisam se aliar em busca de melhorias.

Desastrosas conseqüências podem ocorrer nas próximas décadas, até 2050 pode se perder mais 10% do solo para fins agrícolas, a falta de microorganismos devido o uso desenfreado de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas podem comprometer a ação dos microorganismos que trabalham de harmônica para garantir boa fertilização do solo.

No Brasil ações estão sendo realizadas em uma parceria da Embrapa com o Tribunal de Contas da União, e está sendo implantado o Programa Nacional de Solos do Brasil, a fim de criar estratégias para conservação e melhorias dos solos brasileiros.

 

Veja algumas técnicas de conservação do solo e fertilização que auxiliam na recuperação dos solos degradados. Clique aqui.

Fonte: Suinocultura Industrial

Máquinas e Implementos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.