Investimento em pesquisa ajuda a promover usos alternativos dos produtos florestais

As possibilidades geradas por mais de sete milhões de hectares de florestas plantadas brasileiras, são muitas. Vão além da madeira, celulose e materiais para a geração de energia (biomassa), sendo estes considerados itens convencionais. Além destes produtos, pode-se extrair muito mais para as indústrias farmacêutica, têxtil, cosmético, química, dentre outras. Rações animais, plásticos, fibra de carbono, são apenas alguns exemplos destas múltiplas possibilidades.

A Embrapa, através de alguns profissionais, vem a alguns anos promovendo estudos sobre a possibilidade de geração de novos produtos, sobretudo em substituição aos que são oriundos do petróleo, e com isso colaborando para a sustentabilidade.

Um exemplo é um componente de madeira, a lignina, cujas propriedades vêm sendo averiguadas. O produto é antioxidante e têm potencial para a produção de emulsificantes, dispersantes, fibras de carbono etc.

Outro exemplo é a celulose, cujas propriedades possuem 15% de hemicelulose. Assim, vislumbra-se, com o aprimoramento desta substância, criar outros tipos de álcool, medicamentos, adoçantes, etc.

A instituição reforça, que a partir de investimentos nestes estudos, é possível, em um futuro próximo, que possamos ampliar o leque de opções quanto aos produtos feitos a partir de composições diferentes e renováveis.

Entretanto, a instituição reforça que ainda há um caminho considerável a se percorrer entre as pesquisas realizadas nos laboratórios e a comercialização.

 

Outro método que pode garantir total aproveitamento do solo para a maioria das atividades seria a integração agricultura - pecuária – floresta, que estaria maximizando a infraestrutura. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Carvão Vegetal

Celulose e Papel

Economia e Planejamento

Floresta Nativa

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.