A importância da malha viária na produção das florestas

O sucesso e a produtividade de uma floresta plantada dependem de fatores essenciais, que em conjunto irão garantir a viabilidade do negócio, tais como o clima, localização, defensivos agrícolas, mão de obra, tecnologia dentre muitos outros. 

O planejamento da malha viária, ou das estradas, é outro exemplo, já está intimamente relacionado ao produto, e precisa ser realizada por meio de um Plano Diretor específico e detalhado.

Isso irá garantir o escoamento da produção, transporte de insumos, máquinas e recursos humanos, acessos para o combate de possíveis focos de incêndio alem de facilitar o manejo das áreas e beneficiar o deslocamento das comunidades vizinhas.

Desta maneira, quando uma malha viária é bem executada, evita-se os gargalos que podem atrapalhar a produtividade, diminui riscos e garante o fluidez da produção.

No entanto, é preciso avaliar o tamanho das mesmas, já que estradas maiores requerem grandes investimentos e ainda podem comprometer um percentual considerável de áreas plantáveis.

É preciso se pensar ainda em diversos fatores como, veículos compatíveis para esta malha viária, período de utilização das mesmas, manutenção em épocas de seca e chuva, tipo de revestimento etc.

A malha viária merece tanta atenção quanto o produto final gerado pelas florestas, e precisa ser planejada, ou alterada, dentro dos padrões de sustentabilidade.  

 

Saiba mais sobre o manejo e conservação das áreas que são utilizadas para a malha viária. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.