30% dos solos do mundo estão degradados, diz pesquisa da FAO

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicou recentemente um estudo que revela que 30% dos solos do mundo estão degradados, apresentando compactação, falta de nutrientes, baixa quantidade de matéria orgânica, dentre outros itens.

O trabalho, que contou com o apoio de mais de 600 pesquisadores de 60 países, foi publicado no livro ‘Estado da Arte do Recurso Solo no Mundo’ (Status of the world´s soil resources).

O relatório apresenta ainda uma minuciosa descrição sobre a importância do solo para o ecossistema, sobretudo na produção de água, sequestro de carbono, dentre outros, sem deixar de lado o tom de alerta para que todos os países possam se unir em torno da reversão do problema.

O documento destaca ainda que nos próximos anos a exploração da terra aumentará. Assim, tal ação combinado com as mudanças climáticas, pode acelerar este processo de degradação se nenhuma medida for tomada, principalmente por conta da erosão, ocasionando perdas anuais das culturas, em um ritmo de 0,3% da produção a cada ano, até 2050. 

O relatório reforça ainda a importância da união de governos e entidades privadas para reverterem o atual quadro, como o foco em conhecimento, pesquisa e integração.

 

Veja técnicas de manejo com áreas degradadas e atualize seus conhecimentos na área. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.