A importância do preparo do solo para o cultivo das florestas

Quando se fala itens determinantes para que seja realizada com sucesso uma plantação de florestas, seja de qual espécie for não ficam de fora as condições climáticas apropriadas, tecnologias de ponta, qualidade do material genético, transporte e mão de obra qualificada. Entretanto, muitas vezes não se dá devida atenção a um quesito essencial: o preparo do solo para o cultivo.

Sem ele, todo o negócio pode se comprometer. Assim, o potencial genético de uma planta, por exemplo, só vai ser manifestado se a mesma estiver inserida em um solo com toda a preparação e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Caso contrário, pode ser um investimento jogado fora.

Assim, a preparação do solo precisa estar alinhada, a grosso modo, com a análise da qualidade do local (argiloso, arenoso etc),  para que seja planejado o tipo intervenção, se intensiva ou não, bem como as correções necessárias e tamanho do investimento.

Em seguida, é realizada a subsolagem, adubação e manutenção, completando o ciclo básico.

A empresa não pode abrir mão da conservação do solo e diminuição dos impactos. Isso estará vinculado à sustentabilidade da produtividade florestal, que deixou há tempos de ser uma recomendação para se transformar em regra.

 

A fertilização e manutenção do solo devem ser em específico umas partes mais trabalhadas nas plantações. Saiba mais.

Fonte: Celulose Online

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.